Vereador de Macaíba desrespeita isolamento e põe em risco saúde de populares

17 de Maio 2020 - 04h38
Créditos:

Em um período de grave crise de pandemia do Coronavírus em praticamente todo o mundo e em que as autoridades políticas e sanitárias recomendam medidas de precaução e isolamento para frear a transmissão, um vereador de Macaíba, cidade da Grande Natal, chamou a atenção na manhã desta quinta (14) ao organizar um protesto com a alegação de lutar pelos ambulantes locais, indo contra as recomendações do Ministério Público e de decretos do Governo do Estado para combater a doença e, inclusive causando aglomerações.

As cenas rapidamente se espalharam pelas redes sociais da cidade e mostram fotos e vídeos comprovando e atestando o fato. O vereador nem sequer estava usando máscara de proteção e pôs em risco não só a sua própria saúde como a de diversos populares e ambulantes que o cercavam, assim como de pessoas que transitavam pela via pública e não tinham relação com a situação ali encenada.

Zeca Cunha se torna um exemplo a não ser seguido para a população ao incitar um ato como este, ignorando a realidade que já mostra a quase total lotação dos leitos de UTI no Rio Grande do Norte e o crescente números casos, inclusive, no município de Macaíba que até ontem, 12 de maio, já tinha 31 casos confirmados e mais de 200 suspeitos, além de 3 óbitos confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP). Além disso, em um de seus perfis no Facebook, recentemente, o vereador andou desdenhando das estatísticas de Coronavírus na cidade, alegando que haviam “pouquíssimos casos”.

É importante lembrar o que diz o Código Penal Brasileiro em seu Artigo 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Esse artigo prevê uma pena ou detenção de um mês a um ano, além de multa. Aí vem a pergunta, será que o “nobre” vereador será responsabilizado perante a Lei se alguém ali presente se contaminar e necessitar de um leito de UTI?