Sob forte tensão com China, avião de Nancy Pelosi pousa em Taiwan

02 de Agosto 2022 - 10h05
Créditos:

Em uma visita não divulgada e sob ameaças da China, o avião da Força Aérea dos Estados Unidos transportando a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, chegou na manhã desta terça-feira (2) a Taiwan.

A aeronave pousou agora há pouco no aeroporto de Taipei. Por conta da visita, o governo chinês disse que aviões de guerra de Pequim sobrevoaram a linha que divide o Estreito de Taiwan - o que Taipei negou - e monitoraram o trajeto do voo, que saiu da Malásia, a primeira visita de Pelosi na viagem que faz à Ásia.

"A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso independente dos Estados Unidos em apoiar a democracia vibrante de Taiwan", declarou Pelosi após pousar na ilha. "Nossa solidariedade com os 23 milhões de moradores de Taiwan é mais importante do que nunca, em um momento no qual o mundo encara uma escolha entre a autocracia e a democracia".

Com a visita, Pelosi se tornou a primeira representante do alto escalão do governo norte-americano a visitar Taiwan desde 1997.

Com informações do G1