
Depois de um período agitado, envolvendo uma atualização na parceria com a Hyundai e disputa com a Chery, a empresa brasileira Caoa planeja a produção de um carro 100% nacional.
Ainda não há previsão de quando o modelo chegaria às lojas, mas Caoa já teria até mesmo uma equipe técnica formada para desenvolver seu primeiro veículo exclusivo.
A informação foi divulgada pelo jornalista Antônio Meira Jr., no "Correio da Bahia", após uma conversa com Carlos Alberto de Oliveira Filho, filho do fundador e atual presidente da empresa.
De acordo com o publicado na coluna Autos & Etc, o executivo não entrou em detalhes a respeito do carro em questão, se será automóvel ou comercial leve, mas assumiu não ter descartado a possibilidade de contratar uma empresa de engenharia terceirizada para auxiliar no processo. Para completar, Carlos Filho falou que há possibilidade de abrir o capital da empresa, que atualmente é particular.
Os planos da Caoa para o novo momento não param aí. Antes do voo solo, a empresa pretende passar a produzir, em sua fábrica de Anápolis, Goiás, o Tiggo 8 híbrido, que atualmente é importado da China. O veículo pode ser o primeiro híbrido plug-in produzido no Brasil. Nesta mesma fábrica, a Caoa também irá produzir carros da Hyundai, mas a venda e a distribuição serão completamente controladas pela montadora sul-coreana.
Dentre os planos mais imediatos, está o aumento da produção do Tiggo 5X Sport, também em Goiás.
Para isso, estão sendo investidos R$ 4,5 bilhões desde 2021 - o aporte será finalizado em 2028. Para crescer em volume de vendas, outra estratégia foi o lançamento da configuração Sport do Tiggo 7, por R$ 134.990 - R$ 35 mil a menos do que o cobrado pelas duas outras opções do SUV, Pro Max Drive e Pro Hybrid Max Drive, que custam R$ 169.990 cada.
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Com informações do UOL