
O açúcar é o “inimigo número um” da nutrição saudável. Quando se pensa nesse ingrediente, é comum as pessoas imaginarem a presença dele em bolos, doces, ultraprocessados e refrigerantes.
No entanto, há diversas receitas e matérias-primas que são ricas em açúcar e você pode não fazer ideia.
A nutricionista Lety Gasparetto explica que o açúcar nada mais é do que um tipo de carboidrato usado pelo nosso corpo como fonte de energia. “Ele pode estar na forma natural [como o açúcar das frutas, o da lactose do leite] ou na forma adicionada, aquele refinado presente nos doces, refrigerantes e uma infinidade de produtos industrializados”, diz.
Lety acrescenta que o problema não é o açúcar em si, mas o excesso, principalmente o que é adicionado nos alimentos, porque ele pode causar picos de glicose no sangue, aumentar a inflamação e contribuir para resistência à insulina.
Confira alimentos que tem muito açúcar:
- Pão de forma;
- Molhos, como ketchup e maionese;
- Barrinha de cereais;
- Iogurtes;
- Granolas industrializadas.
Como são alimentos comuns no dia a dia, a especialista comenta que o ideal é olhar o rótulo. “Às vezes, o açúcar nem aparece como ‘açúcar’, mas com nomes como maltodextrina, xarope de glicose, dextrose… Tudo disfarçado.”
Como fazer escolhas melhores?
Para melhorar a alimentação do dia a dia, o ideal, segundo Lety, é dar preferência à comida de verdade. “Frutas têm fibras junto com o açúcar natural, o que evita picos glicêmicos. Se for comer pão, dê preferência para os mais integrais e fermentados naturalmente”, ensina.
Outra dica essencial é conferir rótulos. “Quanto menos ingredientes e menos nomes esquisitos, melhor.”
Com informações de Metrópoles