Confira opções eficientes para substituir o azeite; veja lista

23 de Agosto 2024 - 16h28
Créditos: Divulgação/MAPA

O azeite de oliva sempre foi uma das primeiras escolhas para quem busca manter uma alimentação saudável e equilibrada. Contudo, com o aumento de mais de 50% no preço desse óleo no último ano, muitos consumidores tiveram que buscar alternativas viáveis para substituir o azeite de oliva em suas cozinhas.

Esse aumento expressivo no preço é resultado de uma combinação entre a quebra de safra nas regiões produtoras na Europa e a valorização significativa do dólar. Consequentemente, os consumidores brasileiros começaram a reconsiderar suas escolhas, reduzindo a presença do azeite de oliva nas compras diárias.

Com a alta dos preços do azeite, novas alternativas começaram a surgir. Dados indicam uma redução no consumo do azeite de oliva no Brasil, com a taxa de incidência caindo de 4,3% para 2,4% nas notas fiscais entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024. Assim, apresentamos quatro opções eficientes para substituir o azeite e os benefícios que cada um oferece.

Quais são as alternativas ao azeite de oliva?

Segundo a nutróloga Caroline Accorsi, esse cenário desafiador permitiu o crescimento de outros óleos no mercado, cada um oferecendo benefícios nutricionais únicos. Vamos conhecer essas alternativas.

Óleo de amendoim

O óleo de amendoim é uma excelente opção para quem busca substituir o azeite de oliva. Rico em vitaminas E, B1 e B2, ele se destaca por ser estável quando aquecido, o que não altera o sabor dos alimentos. Além disso, é uma alternativa saudável na cozinha, ideal para cozimentos de alta temperatura. A CRAS Brasil tem se destacado na exportação desse óleo, aumentando sua capacidade de produção para atender a demanda internacional, especialmente da China e Europa.

Óleo de gergelim

O óleo de gergelim vem ganhando popularidade graças à sua adaptabilidade às mudanças climáticas e ao baixo custo de produção. Extraído do gergelim, esse óleo é rico em ácidos graxos essenciais e bioativos, que auxiliam na redução de problemas cardiovasculares. Na culinária, o óleo de gergelim é bastante versátil, sendo utilizado tanto para refogar quanto para adicionar sabor a molhos e marinadas.

Óleo de coco

Um dos favoritos entre os veganos, o óleo de coco é conhecido por suas propriedades funcionais, incluindo ação antiviral e antibacteriana. Ele é uma excelente fonte de ácidos graxos e antioxidantes, podendo ser usado tanto em altas temperaturas quanto em temperos para saladas. Além disso, é uma ótima substituição para a manteiga em receitas veganas de doces.

Azeite de dendê

O azeite de dendê, com seu sabor e aroma característicos, é um pilar da culinária afro-brasileira. Ideal para cozinhar em altas temperaturas e refogar alimentos, esse óleo possui propriedades nutricionais importantes, como ômega 6 e 9, e vitaminas A e E. Ele contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção do envelhecimento precoce.

Óleo de amendoim: Rico em vitaminas E, B1, e B2. Estável em altas temperaturas e ótimo para cozimentos.
Óleo de gergelim: Adaptável às mudanças climáticas, baixo custo de produção, rico em ácidos graxos essenciais.
Óleo de coco: Funcional, antiviral, antibacteriano, e uma boa fonte de antioxidantes.
Azeite de dendê: Rico em ômega 6 e 9, vitaminas A e E, fortalecedor do sistema imunológico.

Com tantos benefícios e alternativas viáveis, substituir o azeite de oliva na cozinha pode ser uma tarefa simples. Seja para manter a saúde ou economizar no orçamento, essas opções prometem atender às necessidades de qualquer consumidor.

Com informações do Terra Brasil Notícias