
Não importa se a relação é amorosa, profissional ou de amizade, é importante reconhecer que nem todas as conexões são saudáveis. Às vezes, indivíduos interesseiros podem nos rondar, motivados por seus próprios objetivos. Eles se comportam de forma dissimulada e perigosa. Por isso, identificar seu modo de agir é o primeiro passo para mantê-los longe e só se aproximar daqueles que nos fazem bem.
Lembre-se sempre de priorizar o seu bem-estar e não hesite em buscar apoio de especialistas em saúde mental quando necessário.
A seguir, veja atitudes de quem pode ser interesseiro.
1. Exagera em fazer elogios
Se for uma pessoa narcisista, estará sempre em busca de alguém que supra suas necessidades emocionais. Para isso, vai apostar na "overdose" de afeto, mas não para agradar o outro, e sim para chamar atenção para si mesmo e obter o que se deseja.
"Essas pessoas sentem uma intensa necessidade de serem notadas como superiores e têm sentimentos e pensamentos de grandiosidade", comenta Adriane Branco, psicóloga especialista em TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) pelo CPCS (Centro Psicológico de Controle do Stress).
2. Some e finge esquecimento
Depois de obter o que deseja, o interesseiro some, mas pode voltar, caso precise de você novamente. Para não se sentir em débito, ele ainda distorce os fatos.
Quando conveniente, finge esquecer ou acusa seu beneficiário, ou vítima, de ter memória ruim e para isso pode contar com cúmplices mal-intencionados. São comentários típicos seus: "Nossa, não me lembro, nem ninguém"; "Você deve estar se confundindo"; "Está tudo bem com sua memória?". Depois disso a vítima recua, fica sem reação, duvidando se está se esquecendo ou enlouquecendo.