
Para economizar tempo, algumas pessoas escovam os dentes enquanto tomam banho, mas saiba que a prática pode ser anti-higiênica. Segundo a dentista Payal Bhalla, diretora do consultório Quest Dental Care, no Reino Unido, realizar a higiene bucal no chuveiro pode ser perigoso para o organismo e facilitar o desenvolvimento de doenças.
“Compartilhar a mesma fonte de água para escovar os dentes e limpar o corpo pode levar à transferência de germes, o que é capaz de comprometer seu sistema imunológico e causar doenças indesejadas, como a gengivite”, explica Payal, em entrevista ao site The Mirror.
Ela explica que o chuveiro pode abrigar bactérias e, ao escovar os dentes embaixo dele, a pessoa expõe a escova a microrganismos e abre portas para o desenvolvimento de doenças.
A tentativa de ganhar tempo pode ainda danificar a escova, se o banho for com água quente. “A temperatura pode amolecer as cerdas, tornando a escova menos eficaz para a próxima limpeza dos dentes”, alerta Payal.
A dentista explica que casais que tomam banho juntos e escovam os dentes durante a limpeza também devem tomar cuidado. Há chances de contaminação cruzada, especialmente se eles compartilham a mesma escova de dentes. “Expor sua escova de dentes às bactérias de outra pessoa pode levar à propagação de germes”, aponta.
Payal acrescenta ainda que escovar os dentes durante o banho pode deixar o piso do box mais escorregadio e causar acidentes. Afinal, o creme dental se mistura com a água e deixa o chão liso.
Escovar os dentes enquanto toma banho pode, ainda, representar um gasto maior de água, já que ao praticar a higiene bucal na pia é possível desligar a torneira. No banho, porém, o chuveiro segue ligado para fazer as duas atividades ao mesmo tempo.
Com informações de Metrópoles