
A capital potiguar é palco, até esta quinta-feira (20), do 42º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), evento que reúne no Centro de Convenções de Natal profissionais e empresários do setor de alimentação de todo o País. O encontro, que começou na terça-feira (18), conta com exposição de produtos e serviços, workshops, painéis e imersões para proporcionar conhecimento aos participantes de forma interativa. A Abrasel espera uma movimentação de R$ 5,3 milhões na economia da cidade, sendo a maior parte desse montante destinada aos segmentos de hospedagem e alimentação.
A estimativa leva em consideração dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio-RN) e do Natal Convention Bureau, com base em um gasto médio de R$ 895 por pessoa durante os dias de evento. A maior parte dos recursos será destinada à hospedagem (30%) e alimentação (25%). O otimismo vem dos dados referentes à participação no encontro – são mais de 5 mil inscritos. O palco de palestras está entre as principais atrações. Ao todo, são 140 horas de conteúdo simultâneo no formato de palestras silenciosas (nesse tipo de palestra, não há divisórias, os participantes usam receptores sem fio e fones de ouvido e podem escolher o conteúdo de preferência).
“Conseguimos reunir todos do segmento em um único evento para discutir uma diversidade de temas, como liderança, venda, marketing e presença digital, contato com o cliente e gestão”, ressaltou Paolo Passariello. O presidente da Abrasel no RN destacou também as oportunidades de negócios que podem ser geradas com o evento. “Muitos empreendimentos compram de uma determinada empresa, mas não sabem o que está por trás dela, então, agora eles têm a chance de estreitar os laços, além de novos negócios que estão sendo fechados aqui”, disse Passariello.
Célio Salles, do Conselho Nacional de Administração da Abrasel, que ministrou a palestra “Apertem os cintos, o funcionário sumiu”, comentou sobre a importância do evento para auxiliar os negócios a obterem melhores resultados. “O encontro é uma forte contribuição, especialmente para a qualificação dos empresários, que estão ávidos por conhecimento, por buscar novos fornecedores e por trocar informação e networking, ao mesmo tempo em que é possível fechar novos negócios”, pontua Salles.
Os expositores avaliam que o encontro é um momento importante para mostrar a qualidade dos próprios produtos, trocar experiências e atrair negócios. Eduardo Melo, sócio diretor do frigorífico Corte 84, diz que o evento coroa um trabalho em equipe da Abrasel que mostra para o País inteiro o diferencial do setor. O frigorífico possui uma processadora em Macaíba, na Grande Natal, com atuação na produção, engorda do animal, abate, processamento comercialização e distribuição.
“O encontro é um canal de exposição para atrair novos clientes, e clientes indicam outros clientes, então é fundamental estarmos aqui”, pontua Eduardo Melo. Uma equipe da Voxel, empresa especializada em gestão financeira que atende exclusivamente bares e restaurantes, veio de Brasília para participar do evento. João Breno Fernandes, um dos sócios, diz que pela grandiosidade do encontro vale muito a pena participar.
A Voxel possui como cliente três restaurantes em Natal e viu na realização do 42º Encontro Nacional a chance de buscar ampliar a cartela de parceiros na região. “Enxergamos uma importante oportunidade de expandir. O Nordeste é muito grande e ao mesmo tempo carente de gestão. Estamos trazendo soluções de BPO financeiro [serviço de terceirização de processos que envolvem as finanças de uma empresa] para um ramo forte por aqui, com um público-alvo significativo”, descreve João Breno Fernandes.
O 42º Encontro Nacional da Abrasel conta com diversos patrocinadores, dentre eles a Federação das Indústrias do RN (Fiern). Danielle Mafra, superintendente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), que integra a Fiern, sublinha que o evento conecta os negócios locais a tendências mais abrangentes, capazes de trazer modernização ao setor. “A gente observa que essa é uma oportunidade muito significativa para que o segmento possa, aqui no RN, resgatar a própria motivação para pensar os negócios de forma mais abrangente, se conectando a tendências globais. Do mesmo modo, é o momento de desenvolver o segmento de bares e restaurantes para potencializar o turismo e, consequentemente, favorecer o Estado”, declara.
Fonte: Tribuna do Norte