Entenda o que é sarcoma sinovial, tumor raro diagnosticado em Vera Viel, esposa de Rodrigo Faro

11 de Outubro 2024 - 08h45
Créditos: Reprodução

 

Vera Viel, 48, esposa do apresentador Rodrigo Faro, usou suas redes sociais para avisar que foi diagnosticada com um câncer na coxa. Ela fará na sexta-feira (11) a cirurgia para retirá-lo e seguirá com o tratamento recomendado pelos médicos.

"Tenho um sarcoma sinovial, um tumor raro e maligno na coxa esquerda. Estou pronta para enfrentar essa batalha," disse no Instagram.

De acordo com Felipe Birriel, cirurgião de tumores ósseos e de partes moles da Santa Casa de Porto Alegre, esse tipo de câncer acontece em células mesenquimais. "Que são aquelas que compõe o sistema locomotor como músculos, ossos, tendão e fáscias."

O oncologista Cleydson Santos, coordenador do serviço de oncologia do Hospital Mater Dei, de Salvador, explica que "como qualquer tumor maligno é uma condição muito importante, o paciente precisa ser tratado o mais breve possível", explica.

Para Maria Leticia Gobo Silva, líder do Centro de Referência em Sarcomas e Tumores Ósseos do AC Camargo Cancer Center, a incidência desse tumor é realmente escassa e merece atenção. "Os sarcomas respondem a em torno de 1% de todos os cânceres, o sinovial é um tipo específico que se origina dos tecidos conjuntivos, conectivos, próximos às articulações", diz.

Os subtipos de sarcomas
A classificação desses tumores levam em consideração os tecidos produzidos, podendo atingir ossos e cartilagens. Os principais tipos são:

Osteossarcoma - é o tipo mais comum de sarcoma ósseo. Acomete crianças, adolescentes e jovens adultos com mais frequência. Ocorre normalmente em ossos longos, como o fêmur, ossos dos braços e da pelve.

Tumor de Ewing ou Sarcoma de Ewing - é o segundo tipo de tumor ósseo maligno mais comum e acomete crianças com mais frequência. Os locais em que costuma surgir são as regiões do fêmur e da pelve. Altamente agressivo, pode se desenvolver também em tecidos de partes moles, como músculos.

Condossarcoma - o tecido fundamental desse tipo de tumor ósseo é formado por cartilagem. Surge mais frequentemente em ossos longos e da pelve.

Sarcoma sinovial - é um tipo de tumor maligno de partes moles que acomete preferencialmente coxa, braço, pés e articulações dos membros.

"Existem diversos tipos de sarcoma, que são definidos a partir das células que se originam e ainda seu grau de agressividade. Em linhas gerais, é um câncer que atinge especialmente ossos e partes moles, como células de gordura, músculos, cartilagens e nervos periféricos. Estima-se que em pelo menos 50% dos casos dos sarcomas de tecidos moles e em grande parte dos casos, 75%, os tumores costumam se desenvolver nos braços e pernas", explica Bruna David, oncologista da Oncoclínicas.

De modo geral, o grupo de sarcomas pode apresentar diversas causas. "Os principais fatores de risco para o sarcoma são as doenças genéticas hereditárias, tratamentos de radioterapia na infância e ainda histórico de retinoblastoma, câncer de colo do útero, mama ou linfoma", comenta David.

Sintomas e tratamentos
Os especialistas alertam sobre sintomas que devem chamar a atenção. "Pode acontecer um aumento do volume no local, calor e dor. Mas muitas vezes, ele é silencioso", disse Birriel.

Santos explica que a velocidade de crescimento do nódulo ocorre conforme a agressividade das células. "Qualquer nódulo ou aumento de articulação merece uma investigação. Se houver necessidade, é realizado um exame de imagem, que normalmente é uma ressonância".

O tratamento da doença é multidisciplinar. "Incluindo cirurgia, quimioterapia e, em certos casos, radioterapia. A intervenção cirúrgica pode envolver a remoção de músculos, vasos, nervos e até ossos afetados pelo tumor, o que pode resultar em sequelas, dependendo da profundidade da lesão", aponta Sheila Ferreira, oncologista da Oncoclínicas.

Maria Leticia Gobo Silva também ressalta que o "principal objetivo na hora da cirurgia é a preservação do membro ou local acometido. Removendo o tumor por completo, juntamente com uma porção de tecido ao redor, que esteja livre de invasão, associada à radioterapia para o controle local".

É possível prevenir?
A grande maioria dos sarcomas não estão ligados a uma causa específica, por isso, não é possível definir uma maneira de prevenir o tumor. Contudo, Bruna David reforça a importância de adotar hábitos saudáveis e transmitir informações de qualidade.

"É fundamental investir na moderação da ingestão de bebidas alcoólicas, ter uma dieta balanceada rica em fibras, frutas e vegetais crus, evitar o tabagismo e praticar exercícios físicos regularmente. Além disso, caso o paciente perceba um nódulo, é necessário a investigação imediata", finaliza.

Com informações de UOL