
A azia é uma sensação de queimação na região do peito ou do esôfago, podendo chegar até a garganta e um dos principais sintomas é o refluxo. Nesse momento, é comum procurarmos remédios caseiros para azia, mas existe algum que realmente funciona?
De acordo com Luana Luz, gastroenterologista na clínica Gastrofig e na BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, entre as principais causas da azia estão: tabagismo, álcool, consumo de bebidas com cafeína, refeições em grande quantidade ou gordurosas e condimentadas, com excesso de pimenta, chocolates e a ingestão de alguns medicamentos como anti-inflamatórios.
O homeopata Roberto Debski ressalta que uma alimentação saudável é o mais importante para prevenir ou melhorar os sintomas da azia, mas outros hábitos contribuem para prevenir e amenizar a situação:
- Evitar bebidas durante as refeições;
- Controlar o excesso de peso;
- Evitar se deitar logo após de comer;
- Mastigar bem os alimentos;
- Evitar distrações enquanto se alimenta e não comer tarde da noite;
- Elevar a cabeceira da cama: isso faz com que o suco gástrico não volte;
- Fazer pequenas refeições ao longo do dia, sem grandes quantidades de uma só vez;
- Evitar fazer exercícios isométricos em momentos de crise, como a prancha abdominal e os abdominais comuns;
- Manter-se sempre presente no ato de comer, pois isso ajuda a acalmar, melhorar a digestão e reduzir os sintomas e problemas digestivos.
Alguns alimentos e chás com propriedades calmantes e digestivas podem ajudar a aliviar os sintomas. "Boldo, espinheira santa, camomila, vinagre de maçã e suco de pera ou melão podem aliviar, mas lembrando sempre que são opções paliativas e, se os sintomas persistirem, é necessário procurar seu médico para diagnóstico e tratamento adequados", explica Debski.
Natália Lima, homeopata e terapeuta holística do Espaço Tatva, acredita na homeopatia para tratar o problema, no entanto, é necessário investigar a fórmula exata para cada pessoa. Ela sugere ainda comer uma maçã ou pera sem casca, beber chá de funcho ou gengibre, além de três sucos: suco de batata crua, suco de couve e maçã e suco de mamão e linhaça.
UOL