Hoje tem Flamengo e Internacional pela Taça Libertadores. O primeiro confronto entre eles nessa competição ocorreu no ano de 1993. Na fase preliminar, ambos ficaram no grupo 4, junto com os colombianos América e Nacional de Cáli.
A partida inaugural do grupo entre os brasileiros foi em Porto Alegre e terminou numa partida sem emoção e sem gols. Voltaram a se encontrar, desta feita no Maracanã, na 5ª rodada. Naquela época, as vitórias ainda valiam 2 pontos. O Inter vinha de um empate, no Beira Rio, contra o América de Cáli. O Flamengo de uma derrota, em casa, contra o mesmo time colombiano e que custou a saída do treinador Carlinhos. Jair Pereira fazia a sua estreia, bem como um novo uniforme apresentado pela Umbro, empresa fornecedora de material esportivo. Um empate entre os brasileiros e a eliminação seria real. Tinham de jogar para vencer. O Flamengo terminou em vantagem por 3x1, com gols de Marquinhos – que esteve no América em 2004, mas não jogou -, Paulo Nunes e Marcelinho Carioca, enquanto Jairo Lenzi – que em 1999 teve boa passagem pelo ABC FC – descontou para o time gaúcho. Ao fim da fase preliminar, o Flamengo terminou em 1º lugar e o Internacional em último do grupo.
O Flamengo em 1993, diferentemente do atual, era um time cheio de pratas-da-casa e comandados pelo veterano Júnior. Foi eliminado nas quartas-de-final pelo São Paulo, que terminou sendo o campeão da Libertadores naquele ano.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 3 X 1 INTERNACIONAL
Data: 10.03.1993
Local: Maracanã
Árbitro: Oscar Roberto de Godoy
Público: 9.052
Renda: Cr$ 509.750.000,00 (quinhentos e nove milhões, setecentos e cinqüenta mil cruzeiros reais)
Gols: Marquinhos (3’), Paulo Nunes (20’), Marcelinho Carioca (77’); Jairo Lenzi (84’)
FLAMENGO: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Júnior Baiano e Piá; Uidemar, Marquinhos, Júnior e Nélio; Paulo Nunes (Marcelinho Carioca) e Nilson (Gaúcho).
Téc: Jair Pereira
INTERNACIONAL: Gato Fernandez; Célio Lino, Célio Silva, Pinga e Daniel; Jandir (Jairo Lenzi), Caíco e Silas; Marquinhos (Rudnei), Maurício e Gérson. Técnico: Antonio Lopes
Créditos de Imagens e Informações para criação do texto: Jornal do Brasil; http://livroanacao.blogspot.com/2012/01/flamengo-na-libertadores-de-1993.html; Jornal do Brasil.