INSS: ministro de Lula se reúne com entidade suspeita e omite agenda

09 de Maio 2025 - 18h13
Créditos: Reprodução

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), reuniu-se na quarta-feira (7/5) com a Contag, entidade investigada pela Polícia Federal por descontos indevidos em aposentadorias do INSS. O encontro não consta na agenda oficial do ministro nem foi divulgado em suas redes sociais.

A Contag, ligada ao MST, é a entidade que mais arrecada com descontos de aposentados e pensionistas. Apesar de ter sido alvo da Operação Sem Desconto, não teve recursos bloqueados pela AGU. Em 2023, denúncias revelaram que essas entidades arrecadaram cerca de R$ 2 bilhões, mesmo respondendo a milhares de processos por fraude.

Na reunião, a Contag entregou a pauta do Grito da Terra Brasil 2025, que trata de agricultura sustentável, transição agroecológica e reforma agrária. Participaram também integrantes do governo, como Kelli Mafort (Secretaria-Geral), Fernanda Machiaveli (MDA), e os presidentes da Conab e do Incra.

A reunião só foi divulgada pela própria Contag. Já o INSS anunciou que devolverá R$ 292 milhões a aposentados entre 26 de maio e 6 de junho.

Em nota, o MDA afirmou que dialoga com todas as entidades do setor e que respeita a presunção de inocência. Também destacou que as investigações começaram no governo anterior e só avançaram graças à ação da atual gestão.