O estresse está deixando meu cabelo grisalho? Entenda

23 de Novembro 2024 - 08h48
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A resposta simples à pergunta do título é sim. O momento da vida em que começamos a ficar grisalhos varia muito de acordo com a genética. Os primeiros cabelos brancos geralmente aparecem entre os 20 e 50 anos.

Para os homens, os fios grisalhos normalmente começam nas têmporas e nas costeletas. Nas mulheres, tendem a iniciar o branqueamento na linha do cabelo, especialmente na parte da frente da cabeça.

O envelhecimento mais rápido costuma ocorrer entre os 50 e 60 anos. Mas, há alguma coisa que acontece conosco e faz acelerar o processo? Podemos retardar isso?

Você, provavelmente, já ouviu falar que o estresse pode fazer seu cabelo ficar grisalho — e que isso não vale para os ruivos.

Também deve desconfiar que arrancar ou tingir os fios pode levar à cabeça branca. Aqui está o que a ciência diz.

O que dá cor ao cabelo?

Cada fio de cabelo é produzido por um folículo capilar, uma abertura em forma de túnel na pele. Os folículos contêm dois tipos diferentes de células-tronco:

queratinócitos, que produzem queratina, a proteína que forma e regenera os fios de cabelo;

melanócitos, que produzem melanina, o pigmento que dá cor ao cabelo e à pele.

Existem dois tipos principais de melanina que determinam a cor do cabelo. A eumelanina é um pigmento marrom-escuro e, a feomelanina, é um pigmento amarelo-avermelhado.

A quantidade de diferentes pigmentos determina a cor do cabelo. Os pretos e castanhos têm, principalmente, eumelanina. Os ruivos têm mais feomelanina e, os loiros, têm apenas uma pequena quantidade de ambos.

Então, o que faz com que nossos cabelos fiquem grisalhos?
À medida que envelhecemos, é normal que as células se tornem menos ativas.

No folículo capilar, isso significa que as células-tronco produzem menos melanina — deixando-nos grisalhos — e menos queratina, causando afinamento e queda de cabelo.

Como menos melanina é produzida, há menos pigmento para dar cor. Fios grisalhos têm muito pouca melanina, enquanto o cabelo branco não tem mais nenhuma.

Continua após a publicidade
Cabelos despigmentados parecem cinza, brancos ou prateados porque a luz reflete na queratina, que é amarelo-claro.

O fio grisalho é mais grosso, áspero e rígido do que o cabelo com pigmento. Isso ocorre porque o formato do folículo capilar torna-se irregular à medida que as células-tronco mudam com a idade.

Curiosamente, os grisalhos também crescem mais rápido do que os pigmentados, mas consomem mais energia no processo.

O estresse pode deixar nossos cabelos grisalhos?

Sim, o estresse pode fazer com que seu cabelo fique grisalho. Isso acontece quando o estresse oxidativo danifica os folículos capilares e as células-tronco e os impede de produzir melanina.

Estresse oxidativo é um desequilíbrio entre um número excessivo de substâncias químicas radicais livres prejudiciais e um número insuficiente de substâncias químicas antioxidantes protetoras no corpo. Pode ser causado por estresse psicológico ou emocional, bem como por doenças autoimunes.

Fatores ambientais, como a exposição aos raios UV e à poluição, além de tabagismo e alguns medicamentos, também podem desempenhar um papel importante.

Os melanócitos são mais suscetíveis a danos do que os queratinócitos devido às etapas complexas da produção de melanina.

Isso explica por que o envelhecimento e o estresse geralmente causam o embranquecimento do cabelo antes da queda.

Alguns cientistas conseguiram vincular seções menos pigmentadas de um fio de cabelo a eventos estressantes na vida de uma pessoa.

Em mais jovens, cujas células-tronco ainda produziam melanina, a cor voltava ao cabelo após o evento estressante passar.

Com informações do UOL