Precisa dormir melhor? Estes 5 alimentos ricos em melatonina podem ajudar

03 de Setembro 2022 - 12h33
Créditos:

Dormir bem é importante, mas a sociedade cada vez tem reclamado mais de insônia e outros distúrbios do sono. Um dos motivos pode estar ligado à alta exposição à luz azul, de telas de celular computador, que diminui a taxa de melatonina no corpo. A substância, por sua vez, é responsável por auxiliar na regulação do ciclo do sono. Não é surpresa que os suplementos de melatonina estejam tão em alta.

1. Nozes

As nozes têm grandes quantidades de melatonina.  De acordo uma pesquisa de janeiro deste ano, publicada no Journal of Food Composition and Analysis, o hormônio está presente também em outras castanhas, sementes e oleaginosas – como amêndoas, avelãs, sementes de abóbora e pistaches. Prefira consumir as sementes cruas, já que o processo de torra demonstrou afetar negativamente a quantidade de melatonina.

2. Peixes

Peixes são ricos em melatonina. Um estudo científico de 2014 divulgado no Journal of Clinical Sleep Medicine mostrou que o consumo de salmão três vezes por semana durante cinco meses gerou um impacto positivo no sono dos pacientes.

3. Ovos

Grandes quantidades de melatonina já foram medidas em ovos. Eles têm maior teor de melatonina do que a carne e outros alimentos de origem animal, segundo pesquisa de 2017 publicada no periódico Nutrients.

 

4. Cerejas

Em um estudo de 2012, que saiu no Jornal Europeu de Nutrição, mostrou que o suco concentrado de cereja aumentou os níveis de melatonina dos participantes e melhorou a qualidade e a duração do sono.

5. Leite

Segundo estudo de 2019, no Jornal de Pesquisa Animal Aplicada, o leite de vaca coletado à noite contém quantidades muito altas de melatonina, que podem ser benéficas para a saúde humana.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios