
A Globo cravou a proibição imediata contra o leite nº1 do Brasil e destacou o sério risco de pulmões parando e até mesmo salmonella. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável por regular e fiscalizar uma série de produtos e serviços consumidos no Brasil. Vale dizer que, órgãos como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Vigilância Sanitária, trabalham em conjunto com a agência, sempre buscando promover saúde de todos.
Dessa vez, iremos tratar da confirmação da Globo de uma proibição geral cravada pela autarquia, no exercício de suas atividades, contra o leite n° 1 do Brasil. A bebida específica pode causar uma série de danos a saúde, como pulmões parando pela contaminação por tuberculose e salmonella.
Vale dizer que, o leite é um alimento muito nutritivo e amplamente consumido pela população do Brasil, esbanjando versatilidade e sendo o favorito das donas de casa no preparo de diversas receitas. Além disso, ele é rico em cálcio, proteínas, vitaminas e muito mais. Porém, há um tipo específico da bebida que não é tão saudável como a maioria acredita.
Por meio de um vídeo divulgado no canal do YouTube do ‘G1’, portal de notícias da Globo, no dia (20) de maio de 2024, foi escancarado um Decreto-Lei n° 923/69, o qual proíbe a venda de leite cru no Brasil. Ele foi o n°1 a ser produzido e vendido no país antes que todo o processo industrial chegasse no território.
Vale dizer que o Mapa, sob comando da Anvisa, destaca os riscos à saúde sobre consumir o produto ordenhado a mão e indo direto ao consumidor. No portal oficial do Governo Federal, foi destacado que a ingestão de leite cru, de um animal não saudável, sem pasteurização, sendo exposto a um grande grupo de bactérias, podem causar graves danos a saúde da população.
Dentre as doenças que podem ser transmitidas pelo consumo de leite cru estão as seguintes:
- tuberculose;
- brucelose;
- listeriose;
- salmonelose;
- yersiniose;
- campilobacteriose;
- infecção por Escherichia coli, entre outras.
Vale dizer que, as fazendas mais avançadas acabam conectando uma ordenhadeira direto a tubos, visando evitar qualquer tipo de exposição a contaminação do leite. Assim, a bebida é testada antes de começarem a coleta, para ser confirmado que tanto o leite como a vaca estão saudáveis.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para quem não sabe, os interessados em fazer uma denúncia na Anvisa necessitam preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, com o objetivo de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Fonte: O TV Foco