
De acordo com o Google Trends, ferramenta do Google que mostra os termos mais pesquisados, houve um aumento de 43,3% no volume de buscas por "hair transplant" (transplante capilar), no período de 2014 a 2021 e, segundo dados da SHRS (International Society of Hair Restoration Surgery), houve um aumento mundial do tamanho do mercado de transplante capilar da ordem de 77% no mesmo período.
De acordo com os especialistas ouvidos por VivaBem, esses dados só tendem a crescer nos próximos anos. Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), a AAG (alopecia androgenética), também conhecida como calvície, é uma condição clínica comum na população geral.
A alopecia é uma doença crônica e progressiva, que acomete indivíduos geneticamente predispostos, levando à "miniaturização" dos folículos pilosos (afinamento dos fios) e consequente perda do volume dos cabelos em determinadas áreas do couro cabeludo.
Nos homens, a perda costuma ser nas têmporas (entradas) e no vértex (coroa), enquanto nas mulheres afeta mais a porção central do couro cabeludo.
Confira abaixo 7 mitos e verdades.
1. O transplante capilar é doloroso.
Mito. Ao contrário do que muitos afirmam, o transplante é um procedimento indolor, praticado sob sedação com anestesia local.
2. É possível transplantar cabelo de outras pessoas.
Mito. O transplante de fios somente pode ser realizado do indivíduo para o próprio indivíduo.
3. É possível atingir um resultado totalmente natural e imperceptível com transplante capilar.
Verdade. Por meio das atuais técnicas de transplante folicular, o paciente atinge um resultado imperceptível e indetectável. Uma vez realizada por um cirurgião que tenha habilidade técnica e um senso artístico apurado, o transplante terá um aspecto totalmente natural.
4. O cabelo transplantado irá cair após alguns anos.
Mito. O cabelo transplantado leva a genética da área doadora, que é uma área permanente, e não sofre a ação do hormônio DHT, capaz de promover uma série de consequências como atrofia e queda dos fios. Portanto, os fios transplantados serão permanentes.
5. O procedimento deixa cicatriz alongada na região da nuca.
Mito. Com o avanço das técnicas, o especialista retira fio a fio o que será transplantado e com isso o paciente não apresenta cicatriz na nuca.
6. O uso de boné após o transplante capilar pode prejudicar o resultado do transplante.
Mito. O uso do boné, boina ou chapéu após 10 dias do transplante capilar não prejudicará no crescimento dos folículos transplantados, nem fará com que caiam.
Após a segunda semana, os cabelos transplantados cairão naturalmente para dar espaço aos fios definitivos que poderão crescer a partir do segundo mês após o transplante capilar. Portanto, independente de usar ou não boné ou chapéu, após o transplante é normal que o primeiro cabelo caia para crescer definitivamente.
7. Transplante capilar é indicado apenas para homens.
Mito. Atualmente, o transplante capilar atende tanto homens como mulheres.
Por serem mais adeptas aos procedimentos estéticos, muitas mulheres têm buscado no transplante capilar a solução de problemas que antes não encontravam, tais como transplante capilar de alta densidade para restauração completa do volume dos cabelos, redução de testa e até transplante de sobrancelhas.
As técnicas avançadas sem cicatrizes e de alta eficácia têm conquistado homens e mulheres por todo o mundo e a tendência é que, nos próximos anos, o transplante capilar se torne um procedimento estético comum para solução de insatisfação capilar entre as mulheres.
A recuperação do transplante capilar é muito rápida. Cerca de três dias depois o paciente já estará apto a voltar ao trabalho.
Fonte: Uol