
Lohran Soares, 33, teve uma loja de calçados masculinos, em Goiânia (GO). Mas o negócio não decolava, e ele precisou fazer bicos para complementar a renda. Por acaso, viu uma uma lojinha de milk-shakes com fila na praça de alimentação de um shopping. Decidiu apostar no negócio. Hoje, a Milky Moo, especializada em milk-shakes, tem mais de 420 lojas e faturou R$ 210 milhões em 2023.
No ano passado, a Milky Moo foi a marca que mais abriu novas lojas em shoppings. O ranking, que é trimestral, é feito pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). A Milky Moo ficou em primeiro lugar no primeiro, segundo e quarto trimestre de 2023. No terceiro trimestre, ficou em segundo lugar.
De loja de calçados a rede de milk-shakes
Aos 18 anos, Soares trabalhou como vendedor de calçados na Mister Cat, em Goiânia. Ficou lá por seis meses e saiu para montar um negócio próprio.
Em 2008, ele e a mãe, Regina, abriram uma loja de calçados masculinos: a Sr. Lohran Sapataria. Investiram R$ 78 mil no negócio. A loja era de rua e, por falta de experiência e de capital de giro, só dava prejuízo. A loja faturava cerca de R$ 3.000 por mês, mas só o aluguel era R$ 5.000, segundo Soares.
Embarcamos na maior dificuldade das nossas vidas. Vendíamos muito pouco. Imagina: loja de rua vendendo calçado masculino de alta qualidade. Olha que falta de noção. Todo mês fechando no vermelho. Mas a gente não tinha plano B, e fechar não era opção. Vivíamos de empréstimos. Era uma areia movediça.
Lohran Soares, CEO da Milky Moo
Um ano depois, transferiram a loja para uma galeria comercial. O negócio começou a andar melhor. "Durante um ano, fiquei ressuscitando a Sr. Lohan, mas havia muitas pendências", declarou.
Para complementar a renda, Soares fez bico e arrumou outro emprego. Por 20 dias em agosto de 2010, ele vendeu exemplares do Código de Defesa do Consumidor, de porta em porta, para estabelecimentos comerciais. Também foi garçom no Outback, por três anos, de 2011 a 2014. "Nessa época, trabalhava 14, 15 horas por dia. Minha mãe ficava na loja de manhã, eu ficava à tarde e, à noite, ia para o Outback, onde trabalhava até as 2 da manhã", disse.
A Sr. Lohran Sapataria foi se recuperando. Eles montaram até uma seção de camisaria nesta loja. Em 2014, ele saiu do Outback para montar a segunda loja de calçados em um shopping. As duas lojas não existem mais.
Por conta da camisaria na loja da galeria, Soares conheceu Paulo Sérgio da Silva. Ele era representante comercial de marcas de camisas masculinas. "Um belo dia, o Paulo me procurou querendo abrir uma terceira loja da Sr. Lohran. Começamos a procurar um ponto em outro shopping da cidade", diz.
Viram uma loja de milk-shake com fila. Enquanto procuravam um novo ponto em outro shopping, eles viram uma lojinha de milk-shakes com fila na praça de alimentação, enquanto várias outras estavam vazias.
"Fiquei sonhando acordado sobre como seria fácil operar um negócio nesse formato, porque não precisa de um estoque robusto, a metragem da loja poderia ser pequena e teríamos demanda o ano todo, já que estamos em um país tropical", Lohran Soares, CEO da Milky Moo
"A gente viu essa lacuna do mercado, porque não havia uma marca em que o milk-shake fosse o protagonista. Ele sempre era um coadjuvante", Lohran Soares, CEO da Milky Moo.
Com informações do UOL