Ação pela Vida: SESI-Mossoró vacina pacientes renais crônicos contra a covid-19

22 de Abril 2021 - 13h44
Créditos:

A luta contra a Covid-19, em Mossoró, agora conta também com Ponto de Vacinação do Ação pela Vida, do Sistema FIERN, em parceria firmada com a Prefeitura Municipal. O espaço instalado no Ginásio do SESI-RN, com mais 10 pontos de atendimento, visa ampliar a cobertura da imunização na cidade, que começou a vacinar nesta quinta-feira, 22, pacientes renais crônicos que fazem tratamento de hemodiálise. Este é primeiro grupo das comorbidades a ser imunizado no Rio Grande do Norte. O vice presidente da FIERN, Vilmar Pereira, esteve presente na abertura das atividades do novo posto de atendimento.

O gerente do SESI-Mossoró, Denílson Santana, explica que o nome dos pacientes consta em uma lista que foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde ao ponto de vacinação do Ginásio do Sesi. “Nossa expectativa é que possamos vacinar todas as pessoas indicadas, que possam vir aqui e receber a vacina. Até agora tudo acontece conforme planejado, de maneira organizada, alinhada com a prefeitura”, afirma Denílson.

A paciente Luana das Neves Freire, 38 anos, que há quatro anos faz tratamento de hemodiálise, é uma das pessoas imunizadas no ponto de vacinação do SESI-Mossoró. “Eu gostei de ter sido vacinada, a gente fica mais tranquila, para mim foi super importante ter tomado a vacina. Gostei bastante do atendimento do SESI aqui na cidade, todas as pessoas muito atenciosas, atendimento nota dez”, comemora.

Denílson explicou ainda que a equipe foi previamente treinada e orientada sobre os procedimentos e o atendimento humanizado. “A vacinação está acontecendo, com um ambiente muito agradável para receber as pessoas nesse momento tão importante. Estamos com um atendimento sem espera, sem atrasos, quem chega é rapidamente encaminhado para a triagem e posterior vacinação”, acrescenta o gerente.

A psicóloga do Hospital do Rim, Patrícia Motta visitou o ponto de vacinação do SESI em Mossoró, ela disse que foi ver de perto o trabalho do Ação pela Vida. “Estou emocionada por ver toda essa estrutura que foi montada para vacinação. É lindo de ver, lindo de contemplar esse olhar sensível do SESI por uma causa que são os pacientes renais. O Hospital do Rim vem aqui pessoalmente agradecer. Muito obrigado em nome de todos os pacientes”, diz a psicóloga.

Em Mossoró a imunização continua também para pessoas acima de 60 anos de idade, que é a última faixa etária dessa fase, além de seguir também a aplicação da segunda dose nos idosos que ainda não receberam e estiverem dentro do prazo. A campanha de imunização segue o calendário e faixas etárias indicados pela Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento é de segunda a sábado, das 8h às 16h. Para ser atendido, é preciso obedecer ao cronograma estabelecido pelo Município e levar a documentação exigida: Identidade, comprovante de residência e cartão de vacinação.