“Bolsonaro no banco dos réus é histórico”, diz Natália Bonavides

29 de Março 2025 - 09h51
Créditos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

 

A deputada federal Natália Bonavides (PT) afirmou que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PT) e de militares envolvidos na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 representa um momento inédito no país. “Pela primeira vez na história, estão sendo julgadas pessoas que tentaram dar um golpe. Isso nunca aconteceu antes. Sempre houve impunidade. Hoje, Bolsonaro está no banco dos réus, e isso é histórico”, afirmou.

Segundo a parlamentar, o atual cenário político é desafiador, mas marca uma ruptura com décadas de silêncio institucional diante de atentados à democracia. Ela lembra que em períodos anteriores, inclusive na ditadura militar, setores das Forças Armadas envolvidos em crimes contra o Estado e a população sequer foram punidos.

Natália fez críticas diretas à Proposta de Emenda Constitucional que visa anistiar os envolvidos nos atos golpistas de 2023. Para ela, a proposta é inaceitável. “A tentativa de golpe é um crime que não pode ser perdoado. A Constituição não permite anistia para esse tipo de violação”. Para ela, o Brasil já foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos por ter estendido anistia a agentes que cometeram crimes durante a ditadura.

Sobre a articulação política no Congresso, Natália reconheceu as dificuldades do governo do presidente Lula (PT) em razão da ausência de maioria parlamentar, mas afirmou que medidas fundamentais têm sido aprovadas, como a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil e a redução de impostos para produtos alimentícios importados.

Com informações de Agora RN

Clique aqui e
receba nossas notícias gratuitamente!