
“Boas iniciativas devem ser compartilhadas, e até mesmo copiadas, porque não? Nosso trabalho é sempre buscar boas práticas e referências que possam fortalecer a política de inclusão em Natal, especialmente no atendimento às pessoas com TEA e suas famílias”, disse o vereador de Natal, Tércio Tinoco, após a visita técnica à Clínica Escola do Autismo – Afeto, em Campina Grande, na Paraíba. A unidade é a única do tipo no Norte e Nordeste, e oferece atendimentos em várias áreas, como Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, dentre outras especialidades, para crianças autistas. A gestão é das Secretarias da Educação (Seduc) e Saúde (SMS) da cidade paraibana.
Uma comitiva de Natal foi conhecer a unidade, referência em assistência e educação inclusiva para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Participaram da visita o secretário de Educação de Natal, Aldo Fernandes; a secretária da SEMIDH, Luciana Dantas; o secretário do Gabinete Civil, Dickson Júnior; além dos vereadores que integram o Comitê TEA, entre eles Tércio Tinoco.
“O Comitê TEA é uma iniciativa da Prefeitura de Natal para auxiliar na elaboração e monitoramento de políticas públicas voltadas para pessoas autistas e suas famílias. Conhecer experiências inovadoras, que apresentem resultados transformadores e que podem ser adaptados para nossa realidade também faz parte desse trabalho. Voltamos de Campina Grande com muitas ideias, e agora é estudar como colocar em prática, para promover ainda mais a inclusão e qualidade de vida dessas pessoas”, diz Tércio.