Cônsul da Noruega diz a Fiern que país europeu deseja ampliar negócios no RN

22 de Fevereiro 2019 - 03h15
Créditos:

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, recebeu a comitiva liderada pela Cônsul Geral da Noruega, Sissel Hodne Steen, na tarde desta quarta-feira, 20, na Casa da Indústria. A delegação formada pelo consulado e representantes de empresas e instituições daquele país vieram ao Rio Grande do Norte prospectar negócios na área de petróleo e gás, aquicultura e energias renováveis. “Resolvemos que está na hora de ver novas possibilidades de negócios com o Rio Grande do Norte”, disse Steen, ao explicar também que a delegação dá o primeiro passo conhecendo melhor o estado.

No encontro, Amaro Sales falou das potencialidades do RN e presenteou a Cônsul e a comitiva norueguesa com exemplares do MaisRN e o DVD da SESI Big Band. “Temos este plano de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte, que já foi apresentado ao governo. Eu acredito no Brasil, acredito no meu estado, e nosso papel aqui é promover o desenvolvimento”, disse o presidente.

A comitiva fez uma apresentação sobre os investimentos da Noruega no Brasil e falou que pretende conhecer mais o país, principalmente a região Nordeste. “Nossa presença no Nordeste não é grande, mas existe, principalmente em estados como o Piau e Maranhão, que ficam mais ao norte da região. Nós estamos aqui ampliando a nossa visão do Brasil, principalmente na área econômica, que nos é muito importante”, acrescentou Hodne Steen.

Estavam na comitiva Gutemberg Natal Tinoco, Cônsul Honorário da Noruega; Stein-Gunnar Bondevik, Cônsul de Assuntos Comerciais Innovation Norway; Bruno Leinio, Gerente de Projetos da Innovation Norway; Adhemar Freire, CEO da Norwegian Energy Partners NORWEP; Gabriel Francisco, Assessor Econômico do Consulado Geral; João Correa, CEO da Spectrum; e Daniel Canali, Gerente Sênior da Aker Solutions.

Do Sistema FIERN participaram da reunião o diretor regional do SENAI, Emerson Batista; o diretor do Instituto SENAI de Inovação (ISI), Rodrigo Mello; o gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN/FIERN), Luiz Henrique Guedes; e o superintendente de relações institucionais e com o mercado, Helder Maranhão.

Pela manhã, a comitiva visitou o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e o Instituto SENAI de Inovação (ISI), onde tiveram reuniões técnicas com a equipe das instituições e empresários. Nesta quinta-feira (21), a comitiva da Noruega será recebida pela governadora do RN.