
A deputada Bia Kicis (PSL-DF) está sendo denunciada por usuários do Facebook por publicação considerada racista. Uma das aliadas mais próximas do presidente Jair Bolsonaro, Bia divulgou um meme com montagem de fotos em que os ex-ministros Sergio Moro (Justiça) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde) aparecem pintados de preto. O texto diz que os dois mudaram o visual e de cor para conseguir emprego por cota racial na rede Magazine Luiza.
Veja a postagem:
O cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Guilherme Casarões compartilhou a imagem da publicação com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pelo Twitter: “Caro deputado @RodrigoMaia, como fica essa postagem racista e abjeta frente ao Código de Ética da Câmara dos Deputados?”. Maia ainda não respondeu.
No fim da tarde, Bia compartilhou o link de uma matéria sobre o assunto, acusou o Magazine Luiza de racismo e disse que os brancos pobres têm as mesmas dificuldades que os negros. Ela também associou as críticas à sua publicação ao educador Paulo Freire.
Congresso em Foco