Em Poço Branco, Sesc Saúde Mulher deverá realizar 2 mil atendimentos gratuitos

24 de Agosto 2021 - 08h03
Créditos:

Depois de passar por Ceará-Mirim e Macaíba, a Sesc Saúde Mulher estaciona em Poço Branco, distante 64 quilômetros de Natal, no dia 2 de setembro. A unidade móvel do Sistema Fecomércio RN, operada por intermédio do Sesc RN, permanece na cidade potiguar até o dia 28 de setembro, ofertando exames e orientações em saúde. 

A meta é realizar 408 mamografias em mulheres com idades entre 50 e 69 anos, e outros 408 exames preventivos para o público entre 25 e 64 anos, além de 1.050 ações educativas em saúde feminina. 

Os agendamentos são feitos pelos agentes de saúde do respectivo município. O protocolo de agendamento e atendimento segue orientações de biossegurança dos órgãos de saúde.  

A Unidade 

O Sesc RN foi pioneiro no país ao receber o projeto da unidade móvel de saúde feminina. Atualmente, a instituição possui duas unidades móveis em funcionamento.  

Inclusive, em virtude da pandemia pela Covid-19, a primeira Sesc Saúde Mulher atuou no pátio da Maternidade Januário Cicco, em Natal, auxiliando na triagem das pacientes que buscam atendimento hospitalar. De abril a setembro de 2020, 3.644 mulheres passaram pela triagem na unidade móvel. 

De outubro a dezembro de 2020, a segunda unidade móvel esteve na Zona Norte de Natal, onde realizou 1.830 exames e 3.632 ações educativas. Até maio de 2021, 1.684 exames foram realizados, entre mamografias e preventivos. 

 O trabalho desenvolvido pelo Sesc nas unidades móveis integra a política nacional de rastreio do câncer, mantida pelo Ministério da Saúde, pois todos os casos identificados da doença são notificados ao município parceiro.    

Serviço: 

O que? Sesc Saúde Mulher em Poço Branco/RN. 

Onde? Av. Nóbrega Machado, Centro, Poço Branco (lateral da Praça Sagrado Coração de Jesus). 

Quando? 2 a 28/9/2021 

Agendamentos?  

Agentes de saúde do município de Poço Branco/RN. 

Documentos (cópias)? 

Documento de identificação, comprovante de endereço, RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).