Emprega Mais: SENAI-RN inicia qualificação de profissionais para Guararapes

26 de Abril 2021 - 13h50
Créditos:

O SENAI-RN iniciou, na manhã desta segunda-feira (26), as duas primeiras turmas do curso de Costureiro Industrial do Vestuário na empresa Guararapes, através do programa Emprega Mais. São 200 alunos, que serão capacitados através do Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta.

Para o diretor regional do SENAI-RN, Emerson da Cunha Batista, esta é uma oportunidade única para os profissionais e também para a indústria. “Temos aqui pessoas que podem futuramente estar trabalhando nesta empresa inclusive em cargo de gerência. Esta é uma oportunidade e cabe e vocês agarrarem ou não”, disse na abertura.

O diretor executivo industrial da Guararapes, Jairo Amorim, foi quem deu as boas-vindas aos futuros profissionais da costura. “Esta parceria aqui é muito bem-vinda porque realmente forma profissionais e com isso há chance realmente deles crescerem e se desenvolverem”, disse. Além disso, o diretor demonstrou otimismo quando ao futuro. “Nós temos aqui uma grande oportunidade. O grupo [Guararapes] é muito grande. A gente acredita neste Brasil, no Rio Grande do Norte e o nosso plano é de crescimento. As lojas Riachuelo crescem e nós vamos precisar muito de mão de obra que possa gerar produtos que alimentam as mais de 330 lojas que nós temos em todo o país”, finalizou.

Lançado em fevereiro, o Emprega Mais é uma iniciativa do SENAI e do Ministério da Economia para promover qualificação e inserção profissional. O programa oferece vouchers gratuitos para empregados e desempregados para qualificar os trabalhadores, buscando alinhar as necessidades das empresas com oportunidades de qualificação e intermediação de mão de obra. A expectativa é que ao final do curso os novos profissionais sejam contratados.

Os alunos estão instalados em um galpão de costura na fábrica da Guararapes, localizada no Distrito Industrial de Extremoz. Divididos em duas turmas, uma no período matutino e outra no vespertino, com três professoras e três auxiliares. O curso tem duração de 240h e deve ser encerrado no final do primeiro semestre de 2021.