Ex-marqueteiro do PT: Lava Jato foi o melhor esquema político de marketing

27 de Outubro 2020 - 02h49
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O publicitário João Santana, em entrevista ao Roda Viva da noite de ontem (26), declarou que a Operação Lava Jato teria levado prêmios de "marketing político e eleitoral" entre 2015 e 2017 caso as premiações existisse. A entrevista de hoje foi a primeira concedida por ele desde a sua prisão, em 2016, após ser condenado pela operação que critica.

A Lava Jato foi o melhor esquema político de marketing já montado no Brasil. Se tivesse um prêmio de marketing político eleitoral, a Lava Jato teria levado o tricampeonato: 2015, 2016 e 2017
João Santana

Responsável pelas campanhas presidenciais de Lula (2006) e Dilma Rousseff (2010 e 2014), ele declarou que a operação utilizou "vertentes perigosíssimas da comunicação política".

A Lava Jato, querendo ou não, alimentou a rede de ódios. Tinha matéria-prima, mas não interessa a matéria-prima, estou falando do processo em si. A máquina de ódio foi alimentada
João Santana

Ele declarou, no início da entrevista, que o mérito da Lava Jato foi "ter colocado o dedo mais fortemente sobre a questão do caixa dois", no entanto "localizado em poucos fornecedores".

O marqueteiro na Lava Jato

O publicitário João Santana foi acusado, junto de sua mulher, Mônica Moura, de participação em esquema de corrupção envolvendo contratos ilícitos da Odebrecht e da Petrobras que teriam beneficiado o PT.

Os dois foram condenados a sete anos e seis meses de prisão por diversos crimes de lavagem de dinheiro. Ambos tiveram as penas substituídas por 160 dias de prisão em regime fechado após fecharem acordo de delação premiada, homologado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

O casal admitiu, em mais de uma ocasião, o uso de caixa dois — prática de pagamentos não declarados ao fisco.

Fonte: UOL