FIERN prestigia acordo entre Governo e multinacional para armazenamento de energia limpa

22 de Setembro 2021 - 03h22
Créditos:

O coordenador do Mais RN, José Bezerra Marinho, representou a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) nesta terça (21), no evento que celebrou a assinatura de um memorando de entendimento entre o Governo do Estado do RN e a empresa EV Brasil Consultoria Ltda, representante brasileira da empresa suíça Energy Vault SA, para o desenvolvimento no estado de um projeto de armazenamento verde gravitacional de energia em larga escala e de longa duração. O secretário adjunto da SEDEC e vice-presidente da FIERN, Silvio Torquato também participou da solenidade.

 

A tecnologia que a empresa pretende trazer para o RN já foi testada na Suíça e utiliza blocos de concreto empilhados em torres de até 120 metros de altura para armazenar energia potencial gravitacional. O plano é associar o projeto à produção de hidrogênio verde, que poderá ser viabilizada no estado nos próximos anos graças à abertura do mercado eólico offshore.

 

“O Rio Grande do Norte continua liderando o ranking nacional de produção de energia eólica e agora está assumindo mais uma posição de vanguarda, tornando-se o primeiro estado do Brasil e um dos primeiros da América Latina a adotar novas soluções tecnológicas no que diz respeito ao armazenamento da energia em larga escala” disse a governadora Fátima Bezerra na assinatura do documento, ressaltando também que o projeto vai colaborar com o desenvolvimento da cadeia produtiva de energias renováveis, em especial o mercado eólico offshore, e produção de Hidrogênio Verde no estado.

 

Fátima Bezerra ressaltou ainda a importância da adoção de novas tecnologias para a segurança energética no país. “Estamos vivendo tempos difíceis num país com um potencial como o Brasil, ameaçado hoje até de apagão e crise no sistema elétrico. Então é mais um motivo para a gente valorizar e celebrar o momento que estamos vivendo hoje”, declarou.

 

“A grande vantagem é que teremos a energia limpa, armazenada em um meio que não polui o meio ambiente. Em nome do presidente da FIERN, Amaro Sales, eu parabenizo a governadora por esse momento histórico. Apenas a armazenagem de energia limpa nos permite planejar, termos reserva, sem sofrermos com a intermitência do fornecimento. Com armazenamento em larga escala de energia será possível fazer um planejamento para o uso dessa energia”, destacou José Bezerra Marinho.

 

RN: líder nacional na produção de energia renovável

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o estado do RN segue como líder nacional na produção de energia renovável, contando com 194 parques em operação, 47 em construção e 79 já contratados. Somados todos os projetos, são 9,6 GW de potência. Os empreendimentos em construção e contratados irão somar uma capacidade de 4,7 GW, fazendo com que o estado venha a ultrapassar os 10 GW em potência instalada nos próximos 4 anos.

 

Somente nos seis primeiros meses deste ano, o Governo do RN captou R$ 5.359 bilhões em investimentos contratados para a energia eólica no estado.  Além da atração de investimentos, foi realizado um convênio com o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) firmado para a produção do Atlas Eólico e Solar. Os equipamentos já instalados irão fornecer dados para qualquer parte do mundo durante 10 anos. O Atlas terá análises aprofundadas e dados consolidados das campanhas de medição. O RN possui o maior fator de capacidade média anual para a instalação de usinas eólicas offshore no Brasil, com 61% e seu potencial para geração em plantas eólicas no mar é de 110 a 140 gigawatts.