Globo: Gentil Negócios quer faturar R$ 250 milhões e chegar a 100 lojas em 2019

04 de Fevereiro 2019 - 03h31
Créditos:

O jornal O Globo que circulou em todo o país neste domingo (03) trouxe reportagem sobre o sucesso das franquias no país, e enfatizou o crescimento de empresários que detém mais de uma unidade da mesma marca. Em destaque, a Gentil Negócios, comandado pelo empresário potiguar Glauber Gentil. Segundo o jornal, o grupo planeja faturar R$ 250 milhões em 2019, além de abrir mais cinco lojas. Atualmente, já são 95 unidades das redes O Boticário (cosméticos), Sunglass Hut (de óculos) e Swarovski (de joias), sob o seu controle.

A Gentil Negócios, fundada há 9 anos, está presente em cinco estados do Nordeste, e tem Glauber Gentil como diretor executivo desde 2017. Mas, os negócios da família começaram bem antes e remontam ao ano de 1982, quando o pai de Glauber, o empresário Antonio Gentil, assumiu o comando de sua primeira loja O Boticário em Natal. 

Caso consiga atingir o faturamente esperado para este ano, o Grupo Gentil terá aumentado 12% em relação ao ano passado. "Com mais de 700 funcionários, a empresa tem até um conselho de administração com gente de mercado para dar conselhos nas decisões do que cabe a um franqueado, como avaliar pontos para novas lojas ou treinar funcionários para atender aos padrões ditados pelas marcas", diz O Globo. "O conselho é útil para não ficarmos presos ao conceito de uma empresa de família", completa Glauber.

De acordo com pesquisa recente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 55% dos mais de 140 mil pontos de vendas de franquias no Brasil são administrados por gente que tem mais de uma unidade no portfólio. Segundo o mesmo estudo, 54% das marcas franqueadoras informam trabalhar com multifranqueados, nome dado aos que controlam mais de uma franquia. Em 2016, esse índice era de 38%.