Idema concede licença para dragagem do Porto de Natal

29 de Outubro 2026 - 08h41
Créditos: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) concedeu à Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) a Licença de Alteração para a obra de readequação e dragagem da bacia de evolução do Porto de Natal. A autorização foi assinada nesta terça-feira (27) e permite a remoção de até 1.432.153,1 metros cúbicos de sedimentos.

A intervenção tem como objetivo melhorar as condições de navegação e manobra das embarcações que operam no terminal portuário. A chamada bacia de evolução é a área aquática utilizada pelos navios para realizar movimentos de entrada, saída e mudança de direção, fundamentais para a segurança das operações.

De acordo com a licença ambiental, os serviços deverão ser executados exclusivamente na área delimitada pelo projeto aprovado, respeitando a profundidade final de 12,5 metros. O material retirado durante a dragagem deverá ser destinado à área oceânica indicada no processo de licenciamento.

A autorização representa um avanço para a continuidade das obras de modernização do Porto de Natal. A primeira etapa da dragagem, concluída em agosto deste ano, contemplou o canal de acesso ao terminal, com a retirada de aproximadamente 1,2 milhão de metros cúbicos de sedimentos.

Com a conclusão dessa fase, o canal recuperou a profundidade de 12,5 metros, ampliando as condições de navegação para embarcações de maior porte.

A readequação da bacia de evolução integra o projeto de melhoria da infraestrutura portuária, que busca aumentar a segurança das operações e ampliar a capacidade do terminal para movimentação de cargas.

As obras de dragagem fazem parte de um investimento de aproximadamente R$ 60 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Fonte: Tribuna do Norte