Joe Biden é empossado como 46º presidente dos Estados Unidos

20 de Janeiro 2021 - 11h23
Créditos:

Joe Biden foi empossado como o 46º presidente dos Estados Unidos nesta terça-feira (20). Aos 78 anos, o democrata se torna o presidente mais velho do país. Ele assume um país profundamente dividido e com a maior quantidade de casos e mortes por covid-19 no mundo. 

A posse ocorreu em Washington, numa cerimônia muito reduzida e sem tradicional pompa e circunstância devido à pandemia do novo coronavírus e também por preocupações com a segurança após a invasão do Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump no último dia 6.

Após o juramento, Biden discursou afirmando que a sua posse é o "triunfo da democracia".  "Através de um desafio único, a América foi testada e se levantou à altura. Hoje, celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa — a causa da democracia", declarou. "A vontade do povo foi ouvida, e a vonade do povo foi atendida. Aprendemos novamente que a democracia é preciosa, a democracia é frágil. E nesta hora, meus amigos, a democracia prevaleceu", continuou.

"Neste mesmo chão, onde há poucos dias, a violência tentou abalar a fundação desta capital, nós nos juntamos como uma única nação, para conduzir uma transferência de poder pacífica, como nos últimos 200 anos", disse Biden, que jurou que será um presidente "para todos os norte-americanos", incluindo os que não o apoiaram na campanha. "Eu lutarei tanto por aqueles que não me apoiaram quanto por aqueles que apoiaram", afirmou.

Trump não participou do evento. Foi a primeira vez que um presidente não este presente na posse do sucessor em mais de 150 anos. Nunca tendo reconhecido a derrota, ele também não citou o nome de Biden em seu último discurso no cargo, feito nesta manhã, no qual ainda prometeu retornar "de alguma maneira". 

A vice-presidente eleita, Kamala Harris, fez seu juramento minutos antes de Biden. “Eu, Kamala Harris, juro solenemente que vou apoiar e defender a Constituição dos EUA contra todos inimigos nacionais e internacionais, que serei fiel e leal à Nação. Aceito esse cargo por vontade própria, sem nenhuma ressalva ou intenção de evasão. Desempenharei bem e com fidelidade meus deveres no cargo que assumo agora com a graça de Deus”.

Fonte: CNN