
Para elaborar uma agenda voltada ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte, a equipe do MAIS RN, núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuo da FIERN, participou de encontros microrregionais do Conselho Regional de Engenharias e Agronomia (CREA-RN). Durante as reuniões realizadas até agora, em Caicó e Mossoró, os profissionais do MAIS RN já identificaram demandas específicas em cada região.
“Em Caicó, os participantes ressaltaram bastante questões do mercado local que poderiam ser mais valorizadas, como o artesanato e a pecuária”, explica a gestora de políticas públicas do MAIS RN, Suellen Torres, que participou dos encontros nas duas cidades. “Já em Mossoró, houve uma atenção maior à infraestrutura e conectividade, com demandas de estruturas de rodovias para escoamento da produção”, completa.
Os trabalhos do MAIS RN para a elaboração da agenda junto ao CREA-RN iniciaram oficialmente no dia 10 de junho, com a participação na abertura do 1º Colégio de Inspetores do CREA-RN, na sede do Conselho. Atualmente, a equipe está participando dos encontros microrregionais para realizar os diagnósticos junto aos inspetores do CREA-RN e a especialistas do ramo das engenharias, agronomia e geociências.
Esses diagnósticos servirão para a elaboração de propostas sobre os principais problemas detectados em eixos específicos como Mercado, serviços e economia, Infraestrutura e logística, Educação e Meio ambiente e sistema de licenciamento.
“Com as informações que pudemos coletar com os inspetores, no Colégio de Inspetores, pudemos pensar em uma agenda geral para o desenvolvimento, com pontos de convergências entre as regiões. Porém, temos percebido que há essa necessidade de regionalizar a agenda. Cada região apresenta diferenças em potenciais e dificuldades de mercado e infraestrutura”, destaca Torres. “Queremos especificar essas informações, entendendo a realidade de demandas de cada local. Não tem como pensar o RN sem pensar as diferentes regiões e tratá-las de formas diferentes”, conclui.
Agenda propositiva
O MAIS RN, junto ao CREA-RN, está elaborando uma agenda propositiva para o desenvolvimento do estado. A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi no RN (IEL-RN), é fruto do acordo de cooperação técnica assinado no último mês de abril entre a FIERN e o Conselho.
Além da participação no Colégio de Inspetores e nos encontros microrregionais de Caicó e Mossoró, a equipe do MAIS RN participará dos encontros em Assú e Pau dos Ferros, nos dias 21 e 28 de julho, para realizar os diagnósticos.
O documento se assemelha à Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, produzida pelo Mais RN em 2021, para a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, com diagnósticos e ações práticas em diversos setores-chave da economia do estado. Dessa vez, o objetivo é realizar os diagnósticos junto aos inspetores do CREA-RN e a especialistas do ramo das engenharias, agronomia e geociências de todo o estado para a elaboração de propostas sobre os principais problemas detectados nos eixos que englobam obras, legislação, meio ambiente, mercado e serviços, entre outros.