Natal recebe nota 2,4 e tem 3ª pior situação fiscal entre as capitais

20 de Fevereiro 2020 - 13h30
Créditos:

Natal está entre as capitais brasileiras em pior situação fiscal, de acordo com um levantamento da consultoria Tendências, divulgado pelo G1. A cidade ficou na terceira colocação atrás apenas de Maceió e Rio de Janeiro, entre as que estão em situação mais difícil.

Apenas oito gestões de capitais chegam ao último ano de mandato em situação confortável, conforme o levantamento. O quadro das finanças dos municípios foi detalhado pela primeira vez no estudo.

As prefeituras receberam notas de 0 a 10 com base em seis indicadores: endividamento; poupança corrente, liquidez, resultado primário, despesa com pessoal e encargos sociais e investimentos. Cada item recebeu um peso diferente e, em seguida, foi feita uma média para cada.

Pelo levantamento, os municípios com boa capacidade fiscal precisam ter nota média igual ou acima de 6. Para ser considerado com muito boa capacidade, a nota tem de ultrapassar 8. Natal teve nota 2,45, maior apenas que a do Rio de Janeiro (2,1) e Maceió (0). A situação mais confortável é a de Rio Branco, com nota 9,06.

Com informações do G1.