Pontes: Gráfico de apresentação sobre eficácia da nitazoxanida era "ilustrativo"

20 de Outubro 2020 - 11h01
Créditos:

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou na noite desta segunda-feira (19), via Twitter, que um gráfico que supostamente mostrava a eficácia de nitazoxanida contra a covid-19, utilizado em apresentação da pasta, era "meramente ilustrativo".

O gráfico foi mostrado em evento promovido para anunciar os supostos resultados de um ensaio clínico com o medicamento, quando o ministro afirmou que substância havia reduzido a carga viral do novo coronavírus no corpo de pacientes infectados. No entanto, não foi apresentada a íntegra da pesquisa. Além disso, a imagem utilizada no anúncio não continha dados, e era semelhante a outras encontradas em um banco de imagens.

Reprodução

Após o evento, Pontes usou o Twitter para dizer que "obviamente, como facilmente deduzido pelos eixos e pela fala da pesquisadora responsável, o gráfico da apresentação de hoje era meramente ilustrativo". "Enquanto isso, se contrairem covid, lembrem-se da conclusão dos estudos apresentada hoje. Isso é o importante", acrescentou.

O ministro disse ainda que os "gráficos e números da pesquisa serão apresentados depois do artigo publicado".

As declarações de Pontes foram feitas depois que a assessoria do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) informou que "o gráfico usado no vídeo apresentado no evento de anúncio dos resultados dos ensaios clínicos com a nitazoxanida não faz parte dos dados do estudo e aparece apenas de forma ilustrativa". Leia a nota do MCTI na íntegra:

"O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) esclarece que o gráfico usado no vídeo apresentado no evento de anúncio dos resultados dos ensaios clínicos com a nitazoxanida não faz parte dos dados do estudo e aparece apenas de forma ilustrativa.

O resultado qualitativo apresentado hoje é, obviamente, baseado em dados e estudos completos de posse dos pesquisadores responsáveis.

No momento, o MCTI e os coordenadores do estudo não podem divulgar ainda os números e cálculos do estudo para preservar seu ineditismo, já que ele foi submetido a uma revista internacional, o que limita a publicação.

Entretanto, a Covid-19 continua a avançar no Brasil e, no papel de médicos e cientistas, foi feita a decisão de não omitir o resultado qualitativo de um estudo de extrema importância, que pode ajudar a salvar vidas enquanto aguardamos a vacina.

Depois da publicação do artigo científico, faremos uma apresentação técnica para os interessados, mostrando todos os números, cálculos, equações, métodos etc".

Fonte: G1