Quebra de sigilo de empresários atinge eleições 2018; PT quer usar provas no TSE

27 de Maio 2020 - 14h34
Créditos:

A quebra dos sigilos bancário e fiscal dos empresários Luciano Hang, Edgard Corona, Reynaldo Biachi e Winston Lima compreende parte do período de campanha eleitoral em 2018. A determinação do ministro Alexandre de Moraes compreende o período que vai de julho de 2018 a abril deste ano. 

O PT vai pedir ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Supremo Tribunal Federal que as provas colhidas no inquérito das fake news sejam compartilhadas nas ações que correm na corte eleitoral. Atualmente, há três ações do partido no TSE contra a chapa de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão em 2018. 

As ações de investigação judicial eleitoral (aijes) apresentadas pelo partido apontam possível abuso de poder econômico na instalação de outdoors, disparo de mensagens em massa no WhatsApp e fake news durante as útlimas eleições presidenciais.

O pedido de compartilhamento de provas deve ser apresentado nos próximos dias. "As ações têm plena pertinência com as fake news, que também agrediram o TSE e a credibilidade das urnas eletrônicas", disse Eugênio Aragão, advogado do PT. 

Com informações da CNN Brasil