RN registra queda de 19% nas exportações no primeiro semestre de 2020

28 de julho 2020 - 03h33
Créditos:

De acordo com o Centro Internacional de Negócios da FIERN, no acumulado do primeiro semestre (janeiro a junho de 2020), as exportações foram 19% menores que as do mesmo período de 2019, excluídos os valores referentes às exportações de itens extraordinários em maio do ano passado, com os quais a redução é de 37,6%.

Melões, sal, fuel oil, melancias e tecidos de algodão foram os produtos com maiores valores exportados no semestre, com os dois primeiros e melancias com maior percentual dos valores embarcados pré-pandemia. A situação é praticamente idêntica à de janeiro a maio em relação aos percentuais comparativos. Os mercados dos produtos do RN não demonstraram tendência de recuperação e poucos setores tiveram aumento em relação ao ano passado.

As exportações de junho ficaram 13% menores que as de junho do ano passado e 83% maiores que as de maio, um mês com exportações reduzidas. Sal, peixes, produtos animais impróprios para alimentação humana e pedras preciosas foram os produtos com maiores valores exportados em junho.

Veja, abaixo, as tabelas e gráficos com as informações sobre as exportações no período:

Exportações do RN – Junho e acumulado 2020-A

Balança Comercial do RN Jan- Junho 2020-B