O Laboratório Sismológico da UFRN disponibilizou nesta segunda-feira (26) o histórico de sismicidade da região do município de Caraúbas, no estado do Rio Grande do Norte, do período entre 14 de julho a 26 de julho de 2021, totalizando 46 tremores de terra, sendo todos eles de baixa magnitude (inferiores a 1.0 mR).

Apenas no dia 18 de julho 10 tremores de terra foram registrados pelas estações sismográficas operadas pelo LabSis/UFRN. No dia 14 deste mês, o Laboratório Sismológico da UFRN, juntamente com a Prefeitura do município de Caraúbas, e a Defesa Civil municipal, instalou uma estação sismográfica no município. O objetivo da ação é estudar e mapear a atividade sísmica recente que vem ocorrendo na região.

A prefeitura contribuiu com a infraestrutura local (instalação física), assim como a segurança e o fornecimento da conexão para que o LabSis consiga, em tempo real, analisar mais rapidamente os eventos que venham a ocorrer na região. No mês de junho, no dia 22, Eduardo Menezes, técnico do LabSis, também instalou outra estação sismográfica no município de João Câmara, também no Rio Grande do Norte.