Unidades básicas de Natal farão testes de covid e darão resultado por telefone

29 de Junho 2020 - 14h17
Créditos:

Parceria entre a Prefeitura do Natal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através do Instituto de Medicina Tropical (IMT) vai proporcionar uma maior oferta de testes do novo Coronavírus (Covid-19) para a população da cidade. A partir desta terça-feira (30), os testes tipo swab, conhecido também como (RT-PCR), serão disponibilizado em seis unidades de saúde.

Na parceria estabelecida, a UFRN capacitou os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal), doou testes tipos swab que serão distribuídos em cinco unidades de saúde e disponibilizou o laboratório da UFRN para processamento dos resultados.

“Essa parceria é muito importante. Antes esse tipo de teste só eram realizados em nossas UPAS e hospitais agora estamos estendendo para seis unidades municipais. O resultado ficará pronto em até 48h e será informado ao paciente via contato telefônico”, explica George Antunes, Secretário da SMS Natal.

Para realizar o teste de Covid-19 nas Unidades de Saúde (UBS), o paciente precisa passar por uma consulta médica, onde o profissional vai prescrever ou não a necessidade do teste. O protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o paciente precisar estar sintomático de 3 à 7 dias seguidos.

Para a diretora do IMT, Selma Bezerra Jerônimo, a realização dos novos testes também nas UBS e junto aos servidores da saúde vai contribuir para desafogar as UPAs, que estão registrando atendimentos acima de sua capacidade. “Com os testes estando disponíveis em mais unidades, evita-se que as pessoas sobrecarreguem as UPAs e dependam apenas delas para receber esse atendimento”, resume a diretora.

A ampliação da oferta condiz com a estratégia de atuação no combate ao coronavírus, que é fazer a busca ativa dos possíveis infectados, direcioná-los para um tratamento adequado e tentar evitar que continuem disseminando o vírus e que cheguem ao estágio grave da doença.

Confira as unidades que irão oferecer o serviço em Natal:

Distrito Sanitário Norte I = UBS Pajuçara

Distrito Sanitário Norte II = UBS Nova Aliança

Distrito Sanitário Sul = UBS Nova Descoberta

Distrito Sanitário Leste = UBS Brasília Teimosa e UBS São João

Distrito Sanitário Oeste = UBS Felipe Camarão Unidade Mista