“Globo” quer 50% de atores negros em novelas até 2030

12 de Maio 2025 - 12h51
Créditos: Reprodução

A Globo estabeleceu como meta alcançar 50% de atores negros nos elencos de suas novelas até 2030. A informação foi divulgada pelo portal F5, da Folha de S.Paulo, nesta 2ª feira (12.mai.2025).

Segundo o portal, a representatividade negra nas produções da emissora atingiu 43% em 2024, o maior índice desde a adoção de políticas de inclusão em 2022. As novelas “Renascer” e “Volta por Cima”, exibidas no ano passado, foram citadas como produções com presença significativa de pessoas negras no elenco. Informações do Poder 360.

“Das novelas exibidas em 2024, tivemos mais de 40% de participação de negros no elenco principal. No time de direção, todas as novelas tiveram participação de pessoas negras. Já em séries, ‘Os Outros 2’ teve quase metade do seu elenco composto por pessoas negras”, informa o documento.

A meta de inclusão também se estende ao quadro geral de funcionários. O relatório indica que 50% das novas contratações até o final da década devem ser de pessoas negras. Em 2024, esse índice chegou a 43%.

Em relação à contratação de mulheres, 53% das vagas abertas em 2024 foram ocupadas por profissionais do sexo feminino. A meta definida para o ano era de 50%.

O documento também apresenta dados sobre sustentabilidade. No ano passado, 99% da energia consumida nas instalações da empresa teve origem em fontes renováveis.

Manuel Belmar, diretor de finanças, jurídico, infraestrutura e produtos digitais da Globo, disse no relatório que as metas foram revisadas em 2024 e que a empresa manterá suas diretrizes atuais. “Acumulamos muitos aprendizados, sem perder de vista o compromisso de aliar solidez empresarial a uma atuação responsável com o mundo e com todo mundo”, afirmou.