O primeiro medalhista de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio está de volta para a casa. O surfista Italo Ferreira desembarcou na tarde desta quinta-feira no Aeroporto de Guarulhos, dois dias depois de se sagrar campeão olímpico no Japão.

O avião do brasileiro chegou por volta das 16h (de Brasília). Ítalo foi recepcionado pelo fisioterapeuta Igor Siqueira e pelo irmãos shapers Adriano Paulo de Oliveira, conhecido como Teco, Sylvio de Oliveira Junior, o Tico, responsáveis por produzirem as pranchas do medalhista de ouro.

Italo Ferreira se sobressaiu em Tóquio e conquistou o ouro ao bater o japonês Kanoa Igarashi. Na decisão, o brasileiro superou o rival por 15.14 contra 6.60. O bronze ficou com o australiano Owen Wright, que venceu Gabriel Medina na disputa.

- É uma grande conquista. Realizei o meu sonho. Fui nessa missão para ganhar o campeonato. Era uma grande oportunidade para a minha carreira, tanto profissional quanto pessoal, para lembrar de onde vim, de como fui criado e no que eu me tornei. É gratificante demais – afirmou Italo na chegada ao Brasil.

A recepção discreta seguiu um pedido do próprio Italo, contrário a aglomerações em virtude da pandemia de Covid-19. O brasileiro chegou recepcionado por Teco e Tico, que, em conversa com o ge, admitiu ter convivido com momentos de tensão na decisão do ouro.

Italo terá poucos dias de descanso antes de retomar o foco para as competições. O campeão olímpico viaja ainda hoje para Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, para uma pequena folga antes do retorno da World Surf League.

- Vi algumas imagens de Baía Formosa e pedi para minha mãe tomar cuidado, para não deixar o pessoal entrar em casa, aglomerar. Quero chegar de boa e disse que a encontrarem em casa. Espero que a galera se comporte - brincou Italo na chegada a São Paulo.

Entre os dias 10 e 19 de agosto, Barra de La Cruz, no México, recebe a sétima etapa do campeonato mundial. Italo ocupa a segunda colocação no ranking com 33.555 pontos, apenas atrás do líder Gabriel Medina, que soma 46.720 e surge como favorito a levar o título em 2021.

Com informações do ge