Programa Brasil Mais é retomado pra ampliar a produtividade de empresas

28 de Outubro 2020 - 12h23
Créditos:

O Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), – em parceria com o Sebrae, o Senai e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) – retoma as ações do programa Brasil Mais, lançado em fevereiro deste ano e interrompido pela Covid-19.

O programa tem o objetivo de contribuir com a elevação do nível de produtividade e competitividade das empresas brasileiras em um cenário de transformação digital. A iniciativa está voltada especialmente aos pequenos negócios e empresas de médio porte, dos setores da indústria, comércio e serviços. A meta é atender cerca de 120 mil empresas até dezembro de 2022.

O Brasil Mais terá ações em dois eixos principais: melhores práticas produtivas (disponível para a indústria), e melhores práticas gerenciais (disponível para empresas de todos os setores, desde que sejam de micro ou de pequeno porte). Na plataforma, as empresas interessadas terão acesso a serviços e atendimentos assistidos, ferramentas de autodiagnóstico e conteúdos exclusivos que auxiliam na melhoria da gestão e produtividade do negócio.

Ao se cadastrar no programa, no site www.gov.br/brasilmais, a empresa escolhe em qual dos eixos tem interesse em ser atendida, responde a um questionário de autodiagnóstico para avaliar o seu grau de maturidade de produção ou gestão e é encaminhada para o atendimento, assistido por um dos parceiros do programa: Sebrae ou Senai.

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, afirma que o programa foi desenhado para ter grande impacto no setor produtivo: “Desenvolvemos, com os parceiros, metodologias rápidas e de alto impacto para ajudar as empresas a melhorar a sua gestão e dar um salto em sua produtividade. A abordagem, inspirada nas melhores práticas e lições acadêmicas mundiais, envolve processos produtivos, operações, vendas, marketing e finanças, chegando até a adoção de tecnologias digitais”, destacou Da Costa.

O Sebrae promoverá o aperfeiçoamento das habilidades e práticas gerenciais das micro e pequenas empresas de todos os setores da economia envolvidos no programa, por meio da oferta de orientação técnica para inovação em temas gerenciais prioritários para cada empresa. Para isso, a instituição vai envolver 1 mil Agentes Locais de Inovação (ALI).

“Nesse momento, mais do que nunca, faturar mais e gastar menos é prioridade para os empresários. E em um cenário tão novo, é preciso pensar e agir diferente. O Sebrae vê, então, como prioridade, estimular a inovação para que as empresas se tornem mais produtivas”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O Senai irá ofertar serviços de melhoria da produtividade industrial, aplicando conceitos de manufatura enxuta, por meio da Mentoria Lean; e de digitalização da produção, por meio da Mentoria Digital, inserindo as empresas atendidas no rumo da quarta revolução industrial. Para tanto, serão envolvidos mais de 1,3 mil especialistas em todos os departamentos regionais do Senai. Com a aplicação dessas técnicas, planeja-se um ganho médio de 20% de produtividade do trabalho, nas linhas de fabricação que receberem o serviço.

Na plataforma do Brasil Mais, as empresas poderão encontrar de forma aberta e gratuita, diversos conteúdos digitais, tais como: manuais de melhores práticas produtivas e gerenciais, e-books, podcasts, links para cursos de capacitação, ferramentas de autodiagnóstico para avaliação de maturidade das empresas relacionadas a práticas produtivas, gerenciais e digitais.