Créditos: Reprodução
A Federação União Progressista, composta por União Brasil e PP, decidiu nesta terça-feira (03/11) delegar ao deputado estadual Kleber Rodrigues (PP) a responsabilidade de coordenar as negociações do grupo para a eleição da próxima Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
A medida foi oficializada após reunião realizada na sede do União Brasil, em Natal, sob a liderança do ex-senador José Agripino Maia, presidente da federação no Estado. O objetivo é garantir uma postura coesa na escolha do novo comando do Legislativo, consolidando a influência de uma bancada que detém seis das 24 cadeiras da próxima legislatura.
O cenário para a eleição da Mesa Diretora, marcada para 01/02/2027, exige a conquista de pelo menos 13 votos. Com o governador eleito Cadu Xavier (PT) buscando formar uma base de sustentação com 16 parlamentares para assegurar a governabilidade, o posicionamento da União Progressista torna-se um fiel da balança nas articulações atuais.
Atualmente, as movimentações giram em torno da sucessão de Ezequiel Ferreira (PSDB). O nome da deputada Cristiane Dantas (PSDB) surge como uma das alternativas mais fortes, em um desenho político que pode envolver o rodízio no comando da Assembleia entre lideranças aliadas.
Participaram da definição os deputados João Maia, Neilton Diógenes, Nélter Queiroz, Júlio César, Cinthia de Allyson e o parlamentar eleito Bibiano. O deputado federal Benes Leocádio e o deputado estadual eleito Robson Carvalho também validaram a estratégia de centralização da interlocução política, reafirmando, segundo nota oficial, o compromisso do grupo com o fortalecimento institucional da Casa.


