VÍDEO: Quem dá lucro permanece, quem não dá fecha, diz Bolsonaro sobre Ford

15 de Janeiro 2021 - 03h38
Créditos:

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a saída da Ford do Brasil é parte da "dinâmica do mercado" e resultado da concorrência. A declaração foi dada ontem à noite, durante live semanal nas redes sociais.

"Lamentamos profundamente o que aconteceu, mas num país democrático, onde se respeita a liberdade de mercado, quem dá lucro permanece, quem não dá lucro fecha", disse o presidente.

"A Ford, respeitosamente, mesmo com subsídio, foi incapaz de se deixar levar pela concorrência. Então, os asiáticos, carros chineses, coreanos, vieram para cá e sufocaram a Ford", acrescentou.

No início da semana, Bolsonaro havia dito a apoiadores que a montadora não "falou a verdade" sobre a decisão de fechar as fábricas no Brasil. Na avaliação do presidente, a empresa queria subsídios para continuar produzindo veículos no país.

O presidente ainda classificou a competição com outras montadoras, principalmente de origem chinesa, como "concorrência predatória", que aconteceria da mesma forma em todo o mundo.

"Há três anos, a Ford anunciou que não ia mais produzir carro de passeio nos Estados Unidos. A falta de ambiente de negócios, na verdade, eles tiveram subsídios nossos ao longo dos últimos anos de R$ 20 bilhões. Queriam renovar subsídio para fazer carro para vender. Agora, tem a concorrência também... Chinesa, entre outras. Saiu porque, em um ambiente de negócio, quando você não tem lucro, você fecha", disse o presidente, na última terça-feira (12).

Com informações do UOL