Secretário de capelania militar enchia bolsos com dinheiro de dízimo

28 de Maio 2025 - 12h38
Créditos: Reprodução

O secretário-geral da Capelania Militar São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, localizada na Asa Norte (DF), foi preso em flagrante por desviar diariamente dízimos e doações feitas à paróquia. Paulo Cardoso de Vasconcelos foi autuado por furto mediante fraude, após ser flagrado com R$ 470 em espécie escondidos na roupa.

Segundo a 2ª Delegacia de Polícia, ele atuava no desvio desde 2019, se aproveitando da rotina de trabalho para embolsar valores pagos por fiéis, como taxas de cursos de catequese ou contribuições para festas religiosas. Com o dinheiro, comprava notebooks, máquinas fotográficas e outros equipamentos eletrônicos.

Para não levantar suspeitas, Paulo enviava ao capelão apenas os códigos de barras de supostos boletos, que, na verdade, eram compras em lojas de departamentos. Ele também forjava notas fiscais com itens como papel, canetas e pilhas, quando os produtos adquiridos eram de alto valor.

A fraude foi descoberta quando o capelão questionou uma nota de R$ 1,7 mil apresentada pelo secretário. Com apoio da assessoria jurídica da cúria militar, descobriu-se, por meio do site da Receita Federal, que várias notas haviam sido adulteradas. Os produtos entregues jamais chegaram à paróquia.

A defesa de Paulo Cardoso ainda não se pronunciou. O espaço segue aberto para manifestações.